domingo, novembro 06, 2005

A IMPORTÂNCIA DAS PEQUENAS COISAS

Um fósforo, um chocolatinho, uma chávena de café e um jornal:

Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conheço.

Um homem estava a conduzir há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.

Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre saudou-o amavelmente:

"- Bem-vindo ao Venetia!"

Três minutos após essa saudação, o hóspede já estava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.

No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registo). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e voltou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.

Qual não foi a sua surpresa! Alguém tinha-se antecipado, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e um chocolatinho sobre cada um. Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo da casa de banho. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "A sua marca predilecta de café. Bom apetite!" E era mesmo!

Como é que eles podiam saber desse detalhe?

De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual era a sua marca preferida de café.

Em seguida, ele ouviu um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal.
"Mas, como pode ?! É o meu jornal! Como é que eles adivinharam?"

Mais uma vez, lembrou-se de quando se registou: a recepcionista perguntou-lhe qual jornal ele preferia.

O cliente deixou o hotel encantado. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que é que esse hotel fizera mesmo de especial?

Apenas ofereceram um fósforo, um chocolatinho, uma chávena de café e um jornal.

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.

O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que ele é um parceiro importante!

Isto vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples do nosso dia-a-dia e na maioria das vezes passamos despercebidos.

Bom dia e boa semana a todos.

6 comentários:

Anónimo disse...

muito bom de imaginar, mas muito dificil de encontrar. Entretanto seria muito facil faze-lo e seria tão bom e na realidade muito barato, oxalá muitos leiam e sigam o exemplo. beijinhos


Zézé
Porto 8/11/05

Rui Pinto disse...

Muitas vezes, o luxo e requinte tem a ver com estas "pequenas atenções", que nos fazem sentir especiais. É um óptimo exemplo que devia ser seguido por todos.
Bjs.

Anónimo disse...

Hi there people, I just registered on this terrific community and wished to say gday! Have a remarkable day!

Anónimo disse...

[url=http://www.supraaustralia-vip.org]supra shoes[/url]
[url=http://www.supra-mexico.org]supra shoes[/url]
[url=http://www.supraaustralia-vip.org]http://www.supraaustralia-vip.org[/url]
[url=http://www.supra-mexico.org]http://www.supra-mexico.org[/url]
[url=http://www.supra4shoes-canada.net]supra shoes[/url]

Anónimo disse...

Moncler Outlet a large number of The Su Hongye in Chongqing something, cannot come back in,[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet[/url] wrote that the daughter decide, as long as she said [url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet[/url] the research. the foreign flavor of the new people are very against [url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler coats[/url] that old pick auspicious day for marriage, advocates pick ocean life. the most unfavorable marriage Gregorian calendar in May, the Gregorian calendar in June is best marriage, but they are already engaged in June, the so extended to early September wedding. It is said an excessive amount of attention to date,Monday 23 is a good day for marriage, especially on Wednesday; 4,561 days just like a bad day, the result is that they pick on Wednesday smiles: must have been that guy to leave Yuen Long Cao tricks. Mei smiles: short, you hate the ecu students, pattern names up. Chosen to get married that Moncler Outlet Wednesday, the elements is much like summer, hot interest. The way I wanted, Jiao days Fortunately, today I did not do groom. The church was air-conditioned, Ts wearing a black wool dress, too busy sweating, I believe he white collar having a ring, to get another yellow sweat soaked and soft. I afraid the entire of his plump body In Khan, the way the candle right into a pool of oil. Miss Su can also be tight ugly. line up at the wedding, the bride and groom smiling face, no expression of Ku Buchu, all unlike the dry wedding, but instead no, this is not on the scaffold, is really a, is, like Moncler Boots a public place of pickpockets signs with punishing those hardened criminals hard. I happen to believe that I own wedding ceremony, under those a large number of Kui Kui also like to become inevitable cracked pickpockets. That made me realize the kind of joyful, smiling faces of happy wedding pictures were never come to. find! Great find! I'm thinking about would be to see how you prefer her the same day. avoided her to not see, just say several words with Miss Tang - chien hop heavy heart that, like truck unloading the parcel the next smash gravitropic only strange Xinmei will not hear - was a bridesmaid your day, saw me and Moncler Scarf asked me to not fight, said the ceremony complete line, we sprinkle colored paper Fou new body, when, in support of I will not have hands, afraid that I take the chance to throw hand grenades, nitrate sulfuric acid spill. She asked me later on plans, I told her to go Sanlv University. I think she might not want to hear your name, and so i didn't mention a thing you.

more information you can go to http://www.giubbotti-moncleroutlet.com

[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]discount moncler[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler kids[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler clothing[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler shop[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler 2011[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]montclear[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]monclear[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet online[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet store[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler online shop[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler official website[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler urville[/url]

Anónimo disse...

LED flowering grow lights will produce light in the right frequency and wavelength.
The contacts are arranged in alphabetical order making it
hassle-free going over the contact list. These chips
directly convert electricity to light without the use
of a filament or glass bulb.

Also visit my weblog - Stehleuchten