segunda-feira, maio 23, 2005

A AMAZÓNIA PORTUGUESA

Onde "postei" mais um artigo sobre a Amazónia e hoje, depois das precauções que já estão a ser tomadas e pela "abertura da época dos fogos" em Portugal, achei que era necessário que o grito de alerta português seja forte também!
Quem é que anda a queimar as nossas florestas?
Quem é que paga a quem para fazer isso?
Quem é que não respeita a nossa vida, destruindo tão vilmente o nosso país
em nome de interesses pessoais mesquinhos?
Quem é que continua a poluir os rios, as ribeiras, os riachos???
Gente que só pensa no lucro imediato, gente que não pensa no porvir, gente que não pensa que é uma herança que recebemos que devemos passar em boas condições aos que nos seguirem.
´Homens novos precisam-se! Mentalidades novas precisam-se! Homens da velha ordem pensam pequeno, não vêem que o bem só existe se for comum. Mentalidades tacanhas que só valorizam o imediato pertencem a um mundo em completa rotura!
Que saudades dos tempos das águas límpidas, dos verdes totais das florestas, agora doentes ou em vias de desapararecer. Que vai ser de nós? Eu sei que quem passa por este blog pensa como eu, mas nem por isso posso deixar em branco esta mágoa profunda de sentir que tudo quanto é belo e puro e inicial está a ser suprimido, a pouco e pouco, tirando-nos a liberdade de respirar ar puro, de beber a água cristalina das fontes de ouvir os pássaros, felizes, a chilrear nos galhos!
Gostava que as gerações futuras pudessem usufrir de tudo isso no real e não nas descrições dos escritores do meu país!

3 comentários:

Anónimo disse...

Dad, disses-te tudo. Será impossivel para alguém comentar melhor que tu. Exprimiste toda a revolta de um povo desprotegido que vê a cada ano que passa partir em fumaça as maravilhas que herdamos. Dizer mais não sei, porque tudo já foi dito no teu grito de revolta.
Bravo, bravo bravo.....

Suor do Xisto

Anónimo disse...

Suor do Xisto!

Nunca se diz tudo, é preciso martelar, mostrar, chorar, fazer sentir o que é a destruição, fazer sentir pela emoção porque pela razão parece que não tem dado resultado, por isso é que o comentário do Elfo foi importante pois é a experiência comum transmitida por ele e infelizmente feita realidade.

Como dizia o Adriano; é preciso avisar toda a gente, dar notícia, informar, prevenir....

Bjs DAD

Anónimo disse...

Very nice site! discount computer games Sleep eating related to ambien lopid and zocor Free msn spyware remover Baccarat equinoxe http://www.travel-insurance-quote-online-uk.info Open source as2 Avast anti virus protection download Tramadol for inkjet refills Cane fishing rod