Uma lenda antiga, austríaca, nos fala de um pobre sapateiro que vivia na encruzilhada de um caminho, nos arrebaldes de uma cidade. Pensando em ajudar os viajantes que à noite passavam por ali, mantinha, na janela de sua casa, uma vela acesa todas as noites. Vivia só, mas se sentia como a criatura mais feliz daquele lugar.
Veio uma grande guerra e os jovens tiveram que partir para o campo de luta. Sem braços fortes para o trabalho, a cidade foi ficando cada vez mais pobre. Mesmo assim, lá estava a velinha do sapateiro todas as noites.
- Quem sabe, pensavam, é aquela velinha acesa, o segredo da felicidade desse homem.
Resolveram, então, imitá-lo. Todos acenderam naquela noite a sua vela. Era véspera de Natal, e, em todas as casas, havia uma vela acesa na janela.
À meia-noite, os sinos das igrejas começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra terminara!
- Um milagre!diziam todos. É o milagre das velas acesas!
Assim, todos os anos acendiam velas na véspera de Natal...e o costume se espalhou...
Mas, a grande Luz que anuncia a verdadeira paz é Jesus. Ele diz: "Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12)
Narrativa de
(Wilson Castro Ferreira)
2 comentários:
Dad amiga
Adorei a história das velas de Natal.
Sabes que, todos os anos coloco uma pequena lanterna, no lado de fora da janela? Outra coisa que faço, é deixar a mesa posta, com copos e garrafas. Os copos, são muitos, porque representam os que partiram, por isso, este ano, haverá mais dois.
Um para o nosso querido André, outro para o pai do Kim que, faleceu ontem.
Não me importo com os risos do meu marido e filhos. Sou pouco religiosa mas, muito mítica. Assim, tenho a certeza que, eles sabem que os lembrei. Manias de velha, dirás tu e todos mas, eu vivo bem com estas pequenas coisas.
Beijinhos e obrigada pela história linda.
Maria
Minha Amiga,
Que linda esta lenda das velas
e tão apropriada à época de Natal e à crise que atravessamos!...Bem
podemos acender velas por todo o lado para que o milagre das velas também aconteça dentro de nós e seguir Jesus pois como narra (João 8.12)só na companhia DELE teremos a verdadeira paz e a luz da vida!
Obrigada pela linda lenda!
Beijocas
maria eduardo
Enviar um comentário