quinta-feira, dezembro 15, 2011

A LENDA DAS VELAS DE NATAL



Uma lenda antiga, austríaca, nos fala de um pobre sapateiro que vivia na encruzilhada de um caminho, nos arrebaldes de uma cidade. Pensando em ajudar os viajantes que à noite passavam por ali, mantinha, na janela de sua casa, uma vela acesa todas as noites. Vivia só, mas se sentia como a criatura mais feliz daquele lugar.
Veio uma grande guerra e os jovens tiveram que partir para o campo de luta. Sem braços fortes para o trabalho, a cidade foi ficando cada vez mais pobre. Mesmo assim, lá estava a velinha do sapateiro todas as noites.
- Quem sabe, pensavam, é aquela velinha acesa, o segredo da felicidade desse homem.
Resolveram, então, imitá-lo. Todos acenderam naquela noite a sua vela. Era véspera de Natal, e, em todas as casas, havia uma vela acesa na janela.
À meia-noite, os sinos das igrejas começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra terminara!
- Um milagre!diziam todos. É o milagre das velas acesas!
Assim, todos os anos acendiam velas na véspera de Natal...e o costume se espalhou...
Mas, a grande Luz que anuncia a verdadeira paz é Jesus. Ele diz: "Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12)


Narrativa de


(Wilson Castro Ferreira)



2 comentários:

Maria disse...

Dad amiga
Adorei a história das velas de Natal.
Sabes que, todos os anos coloco uma pequena lanterna, no lado de fora da janela? Outra coisa que faço, é deixar a mesa posta, com copos e garrafas. Os copos, são muitos, porque representam os que partiram, por isso, este ano, haverá mais dois.
Um para o nosso querido André, outro para o pai do Kim que, faleceu ontem.
Não me importo com os risos do meu marido e filhos. Sou pouco religiosa mas, muito mítica. Assim, tenho a certeza que, eles sabem que os lembrei. Manias de velha, dirás tu e todos mas, eu vivo bem com estas pequenas coisas.
Beijinhos e obrigada pela história linda.
Maria

Maria Eduardo disse...

Minha Amiga,
Que linda esta lenda das velas
e tão apropriada à época de Natal e à crise que atravessamos!...Bem
podemos acender velas por todo o lado para que o milagre das velas também aconteça dentro de nós e seguir Jesus pois como narra (João 8.12)só na companhia DELE teremos a verdadeira paz e a luz da vida!
Obrigada pela linda lenda!
Beijocas
maria eduardo