quarta-feira, março 15, 2006

O sopro

Há homens e mulheres que chegam a este mundo e aprendem a viver segundo as regras estabelecidas, encaixam as suas vidas segundo os parâmetros aceitáveis pela maioria e conseguem viver felizes assim.

Alguns, conhecem os livros sagrados e aceitam a beleza dos ensinamentos emocional e espiritualmente. Todos os livros sagrados apelam à missão de nos pormos do lado dos nossos irmãos mais pobres e fazer com que as grandes desigualdades deste mundo desapareçam.

Creio que muitos de nós procura fazer aquilo que pode, dentro das regras estabelecidas ou da compreensão que tem do que é estar ao lado dos mais pobres.

Ontem à noite entrou dentro de mim um vendaval! Há muitos anos que eu desejava conhecer pessoalmente o Padre Mário da Lixa e isso aconteceu ontem. Ao ouvi-lo falar, numa tertúlia de amigos, a sua força, o seu entusiasmo, a sua coragem, a sua entrega, a desmistificação que fez dos poderes estabelecidos, falando de coisas que todos nós sabemos mas que, a maior parte das vezes, nem nos permitimos pensar muito, porque nos incomodam e não sabemos dar a volta para arranjar solução, porque nos sentimos frágeis, lavou-me a alma, incendiou-me o coração e senti, mais uma vez, que a proximidade de Deus não é a quietude mais sim o desassossego…

Toda a revelação é revolucionária; só pode ser libertadora!
Devo ao Padre Mário da Lixa, um apóstolo convicto, um Homem da Libertação dos grilhões do materialismo em que nos envolvemos com tanta facilidade, neste consumismo voraz da sociedade que criámos e da qual não sabemos muito bem como nos libertar, pois monstros geraram outros monstros, um momento de inquetude e de reflexão muito forte. Devo-lhe,ainda, um banho de espiritualidade, sentimento que me purificou ao ouvir as suas palavras e que, de algum modo tiveram o condão de me redimir de algumas das minhas faltas e fraquezas.

Repensar posturas e ter coragem e agir, pois os pobres e os desamparados deste mundo não podem esperar e é nosso dever e nossa obrigação estar do seu lado.

Para mim foi uma noite inesquecível. Sentia-se que o sopro de Deus pairou por ali…

5 comentários:

Jo disse...

È verdade,foi de facto um sopro muito forte de verdade e de serenidade!
Gostei imenso do que escreveste e sentiste.
Um abraço do jo

margusta disse...

Querida Dad,
...que bom que tives-te a oportunidade de assistires a esse sopro e que te tocou tão profundamente.
Existem pessoas que têm o dom da palavra e nos conseguem tocar no mais profundo do nosso ser!...O Padre Mário da Lixa, tem de certeza esse dom! A Força de Deus reside nele com toda a certeza...
E neste tempo da Quaresma nada melhor que refelectirmos sobre o que se passa no mundo e em cada um de nós....
Beijinhos minha querida amiga.

Anónimo disse...

Tenho lido alguns livros do Padre Mário e acho que, de um modo geral, são muito interessantes e polémicos, o que só é bom para pôr as pessoas a pensar.
Bom fim de semana.
Beijinho,

ZéZé disse...

Quando comprei e li o 1º livro do padre da lixa já há uns anos largos
era então o tempo da guerra no ultramar, fiquei pasmada e senti que aquele livro seria o pronúncio de uma mudança breve na sociedade portuguesa. Foi um sucesso enorme tão grande quanto a coragem do seu autor. Bem haja padre Mário. Dad estás sempre em cima do acontecimento, és linda pela maneira como pensas e divulgas.
Um beijão da Zézé

Anónimo disse...

This is very interesting site... Xenical w polsce Free tennis logos peeing anime how many valium can kill you Leather suede handbag I love you fragrance phentermine yellow pharmacy