terça-feira, março 08, 2005

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ai como eu gostaria de ter saudades do futuro e dizer hoje: JÁ NÃO HÁ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! Que bom que seria que não houvesse necessidade de haver, pelo menos um diazinho por ano em que se clamasse por todas as formas e feitios a grandiosidade do ser-se mulher, a importância que a mulher tem na sociedade, a mulher mãe, a mulher esposa, a mulher trabalhadora, a mulher escrava, a mulher maltratada, a mulher condenada, a mulher amada e a mulher mal amada, a mulher deslocada, a mulher migrante, a mulher só, a mulher , sei lá como...
Como eu gostaria de saber que na Assembleia da República metade dos Deputados eram mulheres que, conjuntamente com os seus parceiros homens, negociavam os destinos do meu país e, se calhar, olhavam os orçamento do Estado de uma forma em que a distribuição do nosso dinheiro aliviasse mais os pobres e os excluidos da sociedade, gerissem melhor as contas públicas porque se habituaram a labutar para, em todas as condições, manterem os filhos alimentados, limpos, na escola e conjuntamente com isso tiveram de mostrar nas Empresas que eram melhores do que os homens naquilo que faziam para poderem ascender aos mesmos cargos! Claro que se essas mulheres começassem a emitar o padrão masculino do autoritarismo não adiantava nada, mas se conseguissem ser mulheres a sério, como são para os seus filhos, para os seus maridos, para os seus amigos, para toda a sua família, concerteza teríamos um país muito mais equilibrado e muito mais bem gerido. É urgente que os homens absorvam das mulheres os seus melhores sentimentos, a sua doacção, a sua criatividade a sua dedicação às causas em que se empenham, a sua coragem, a sua capacidade de sofrimento, a sua força, sobretudo a sua força. É preciso anular a frase que por detrás de cada homem de sucesso está sempre uma grande mulher. É preciso e urgente rescrevê-la: Por detrás de todos os seres de sucesso há apoio e há força que é dada por quem apoia e quem ama, seja mulher ou homem.
Espero o dia em que não seja preciso haver dias Internacionais de Qualquer Coisa porque isso significará que a injustiça, a obscuridade e o desamor desapareceram e tornaram este mundo um mundo de gente igual, dentro das diferenças inerentes a cada um.
Enquanto isso não acontecer, espero que o dia de amanhã nos faça a todos reflectir.
PAZ E AMOR PARA TODOS

8 comentários:

Anónimo disse...

Com um grande abraço de amizade para todas vós MULHERES!
PARA NÓS MULHERES

SER MULHER, É SER GUERREIRA!
É SER COMPANHEIRA, MÃE, AMIGA!
É SER LUZ INTEIRA, É SER INVENTORA DE TODA A TERNURA,
É SER PORTO DE ABRIGO EM TODAS AS HORAS!

PARA NÓS, MULHERES DE TODO O MUNDO,
NOSSO GRITO DE ALERTA,
É RESSONÂNCIA, EM TODOS OS CORAÇÕES,
E O QUE O NOME MULHER, DESPERTA!!!


Binda/ 08/03/2005

Anónimo disse...

Deixei passar alguns dias para perguntar se já acabou o Dia Internacional da Mulher. É que na minha opinião estes dias só servem para aumentar o fosso daqueles que não aceitam as igualdades de direitos e deveres. Se inventaram este dia para lembrarem que a mulher é, como o homem, parte integrante da humanidade enganaram-se porque a mulher não precisa de ser lembrada um dia por ano mas sim viver como o homem o dia-a-dia.
Se inventaram este dia para venderem presentinhos, flores, perfumes ou outras "bugigangas", então não foi com o intuito de valorizar a mulher porque esta não precisa disso para mostrar o seu valor. Enquanto procurarem mostrar a mulher como um objeto frágil que se poderá quebrar a qualquer momento, enquanto não acabarem com esta guerra "estúpida" de sexo forte e sexo fraco, enquanto não meterem certos precoceitos "cafonas" no baú dos esquecimentos e enquanto certas associações não acabarem com frases e comentários hipócritas que apenas servem para desestabilizar as frágeis opiniões daqueles que as não conseguem formar, então a mulher terá que comemorar ainda por muito tempo e apenas uma vêz por ano este seu, imposto pelos hipócritas da verdade, dia. Não é preciso apregoar a importância do homem e da mulher mas sim a importância da humanidade e se a minha ignorante memória não me engana humanidade é o conjunto de mulheres e homens que cientes das suas capacidades tudo fazem para que este belo Planeta Terra continue a sua cavalgada em torno do Astro Sol.
A mulher não precisa de ser lembrada uma vêz por ano das suas capacidades porque essas capacidades estão mais que reconhecidas em todos os sectores da vida activa e ao mais alto nível.
Quem inventou o Dia Internacional Disto ou Daquilo foi com o intuito de passar uma mensagem de fraqueza e fraca é que a mulher não é. Por isso e conhecendo a força de temperamento das mulheres, lhes digo ; mostrem a vossa força acabando com estes dias de "bajulamento" que só fazem lembrar aos incautos homens que se há dias assim, então é porque na realidade diferenças existem.
Um grande, mesmo muito grande abraço a todas as mulheres do mundo e que continuem a mostrar toda a sua importância para um mundo justo.
Um beijão especial para a autora de "Momentos de Luar" que é uma grande MULHER todo o ano e não num só dia.

Suor do Xisto

Anónimo disse...

Ora é isso mesmo, meu querido Suor do Xisto! Abaixo esta fantochada que só serve para vender, como a invenção súbita de trazer para Portugal um dia de São Valentim que nem sequer aqui era conhecido só para lembrar aos namorados que devem oferecer prendinhas quando a maior prendinha mesmo é o AMOR! Abaixo esta hipocrisia toda, bicho ruim que se vai alimentando de mágoas e corroendo o espaço comum que é de todos e a que todos temos direito! Os homens e as mulheres caminharão de mãos dadas e não de costas voltadas uns para os outros, para bem das famílias, dos países e de todo o mundo!
Isto são rebuçados envenenados que temos que rejeitar. Eu já rejeitei há muito, até porque o que adianta é ser PESSOA DE CORPO E MENTE INTEIROS e o facto de ser homem ou mulher é de somenos importância. Eu própria me senti muitas vezes descriminada mas quero lá saber! Eu sou quem sou e sou afirmativa; portanto quem não me aceitar como eu sou realmente também não é digno de ser meu amigo e nem sequer me é proveitosa a sua companhia porque pode querer alterar o meu sistema de coerência mental e social. Os amigos aceitam-se e amam-se porque estão em sintonia connosco! Os amigos escolhem-se e se escolhemos mal, a culpa é nossa,não deles. Enquanto a família nos cai nos braços, os amigos são uma escolha nossa, portanto a responsabilidade é totalmente nossa e eu tenho tido a sorte de saber escolher bem. É só olhar para vocês e ver que isto é verdade! Agora com o blog até escrevemos menos mails!

Beijokas para vocês todos Dad

Andre Moa disse...

Como eu vos compreendo, caros amigos Suor do Xisto e Dad! E como gostaria de vos aplaudir! Só que não consigo esquecer o seguinte: é ou não é verdade que ainda não há paridade de género, igualdade entre homem e mulher? Se não há (e claro que não há)então, que ao menos uma vez por ano, se berre, se grite, se chame a atenção para tão disparatada disparidade. Ao menos uma vez em cada ano! Como no 1.º de Maio contra a exploração sócio-económica de quem vive do seu trabalho; como no dia 1 de Junho, pela criança; como no dia do idoso, como em cada dia em que se concentre a luta por algo que deprime, oprime, apouca. Até ao dia em que possamos, com verdade e alegria, proclamar que todos os dias são dias óptimos do homem, da mulher, do trabalhador, do empresário, da criança, do adulto, do idoso, do deficiente, do são. Até lá, haverá que lutar muito e sempre, pois que o reino da Utopia ainda vem muito longe. Claro que o dia da mulher soa a hipocrisia, mas não nos esqueçamos que foi graças à luta das mulheres pioneiras pela libertação da mulher que a sociedade machista "consentiu" na existência de um dia à mulher dedicado. Ao menos neste dia, denunciemos, reflictamos, lutemos pela igualdade de direito e de facto entre os dois inseparáveis componentes da humanidade: o homem e a mulher, em todos os seus estádios de vida, de cultura, de saúde, de felicidade.
Com um abraço amigo
André Moa

Anónimo disse...

Assim falou, não Zaratrusta mas André Moa! Amigo ponderado, bom poeta e bom político mas sobretudo excelente homem, contemporiza e chama-nos à acalmia! Eu quero revoltar-me incondicionalmente porque só da minha revolta interior é que eu consigo arrancar a chispa que me faz lutar, à minha maneira, contra estas hipocrisias instituidas. Até compreendo que é necessário lembrar, mas que me custa deglutir este pão seco, é verdade. As próprias Nações Unidas que instituiram estes dias enfermam da mesma hipocrisia de deixar que as situações se arrastem e que o tempo nos torne insuportávelmente famintos de lucidez, de liberdade, de arrojo para fazer as leis que façam ascender os valores de uma Sociedade Nova para os homens novos que pretendemos todos acreditar que somos!

Maria Lagos

Anónimo disse...

É, Moa, compreendo-te, mas há dias em que os próprios dias não se comprendem. Ontem quando acordei abri a janela para contemplar o Sol e na rua só havia neve. Hoje no mesmo ritual, abri a janela para apreciar a neve e os raios do Sol invadiram o meu quarto.
Portanto sugiro que em Portugal o Dia Internacional da Mulher que eu não aceito pelos motivos acima citados seja transformado no Dia Nacional das e dos Florabelistas em homenagem a quem lutou até à morte pelo direito ao reconhecimento dos valores totais e primordiais da mulher portuguesa que foi a Grande Forbela Espanca.

Um abraço para ti e um beijão para as mulheres da tua vida T. e S. e já que falamos de grandes mulheres
não poderei esquecer a que com imensa ternura decidiu à mais de três décadas, não seguir as minhas pegadas, mas sim comigo caminhar
lado-a-lado. Obrigado Ana.
Obrigado Dad por esta oportunidade

Suor do Xisto

Anónimo disse...

Sem dúvida Suor do Xisto! A tua e nossa Ana integra a tua força, mas ela própria é uma força da natureza!Sabe o que quer, como quer e caminha pelos seus próprios pés, usando da alegria, da coragem e da bondade que Deus lhe emprestou para a distribuir fraternalmente por todos aqueles que dela precisam, no seu dia a dia de trabalho e, obviamente na familia e com os amigos. O entusiasmo com que a Ana fala do trabalho que desenvolve, ainda por cima com gente carente de afecto e atenção, dá-lhe um estatuto de um grande respeito e de muito amizade e admiração da minha parte. Ela é uma mulher da Nova Era! Sem lamechiches, sem choraminguices, mas sim com muita alegria! Vive fazendo as coisas e gostando de as ver feitas. Essa é a postura da Nova mulher. BeijinhossssssssssDad

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.