SPA recusa adoptar novo acordo ortográfico
BRASIL ADIA DECISÃO FINAL E ANGOLA É CONTRA
quarta-feira, 9 janeiro de 2013
12:55
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou esta quarta-feira que não vai adotar as regras do novo Acordo Ortográfico devido às posições do Brasil e de Angola sobre esta matéria.
De acordo com um comunicado do Conselho de Administração da SPA, a entidade afirma que vai "continuar a utilizar a norma ortográfica antiga nos documentos e comunicação escrita com o exterior" e sustenta que "este assunto não foi convenientemente resolvido e encontra-se longe de estar esclarecido, sobretudo depois do Brasil ter adiado para 2016 uma decisão final sobre o Acordo Ortográfico, e de Angola ter assumido publicamente uma posição contra a entrada em vigor" das novas regras.
Perante estas posições daqueles países, a SPA considera que "não faz sentido dar como consensualizada a nova norma ortográfica, quando o Brasil, o maior país do espaço lusófono, e Angola, tomaram posições em diferente sentido".
A entidade considera também que a Assembleia da República "foi subalternizada no processo de debate deste assunto".
O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a ser aplicado desde um de janeiro de 2012 nos documentos do Estado Português, vigorando em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do Governo, bem como no Diário da República.
E eu aplaudo com as duas mãos, porque não tenho mais!
1 comentário:
Olá Amiga,
Eu também aplaudo com as duas mãos e com os pés, pois não tem jeito nenhum a nossa língua estar a ser atraiçoada sem dó nem piedade, como está a acontecer.
Um beijão amiga,
maria eduardo
Enviar um comentário