sexta-feira, junho 18, 2010


Hoje às 12.30 morreu José Saramago.
Para mim dos maiores escritores da nossa língua.
Um homem polémico porque escrevia o
que sentia e o que ele sentia, nem sempre
estava de acordo com o sentir dos portugueses.
A sua rebeldia, coragem e permanente controvérsia, eram incómodos para muita gente, pois para ele não havia assuntos tabús.
Foi galardoado com o prémio nobel mas nem por isso Portugal o amou mais.
Agora que morreu, restam os seus livros para continuar a intimidar os que têm medo da verdade e permanecem "quietinhos" no seu cantinho.
Glória a um grande português! Um dos meus escritores preferidos que até me fez ver o palácio de Mafra com outros olhos e que me fez amar a Blimunda e o Sete-Sóis!

2 comentários:

Osvaldo disse...

Dad;

Desculpa, mas entre os dois, prefiro o Moa.

Mas como ser humano lhe direi; Paz à sua Alma.

bjs.
Osvaldo

Paixão Lima disse...

José Saramago, o escritor rebelde. O mal-amado e incompreendido por muitos. Para alguns, poucos, o escritor maldito. Dizem que morreu, mas eu contesto, porque a sua obra está viva e faz parte do tesouro intelectual do mundo dos homens. Escreveu o que quis escrever, sem mão que lhe sustentasse a pena. Estejas onde estiveres, José, recebe a homenagem deste teu humilde e anónimo admirador.