quinta-feira, janeiro 15, 2009

PARE E DÊ-SE AO PRAZER DE OUVIR A MÚSICA


Então, um gajinho desce na estação de metro de Nova Yorque trajando jeans, T-shirt e boné, encosta-se próximo da entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que por ali passa, mesmo na hora do 'rush' matinal.
Durante os cerca de 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico, o gajinho, era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento estimado em mais de 3 milhões de dólares, um raríssimo Stradivarius de 1713.
Alguns dias antes Joshua Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares tinham sido pagos pela ninharia de 1000 USD.
A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, telemóvel na orelha, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

Conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.
Joshua Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefacto de luxo sem etiqueta de grife.

Já agora que estás no Youtube, aproveita e vê os vídeos do Joshua Bells.
[Imperdível e relaxante, para quem gosta]


5 comentários:

Osvaldo disse...

Olá Dad;
É a prova que o contexto é mais importante que a qualidade.
Bells arrebata plateias que pagam carissima a entrada e desta plateia apenas 20 a 30% sâo de conhecedores e apreciadores de música. Os outros vâo apenas pela vaidade de se mostrarem como conhecedores da arte musical quando no fundo de música nada percebem. Isto em termos culturais chama-se "Status" e em termos populares, "cagar cheiroso"...
Mas no vidéo chamou-me a atenção de uma senhora com um saco branco na mão e que apreciou com tempo a música de Bells e a sua arte e lhe falou no final. Era sem dúvida uma apreciadora da boa música.
bjs da Ana e meus e Bom Ano

Paula Raposo disse...

Penso que as pessoas se distraiem muito com ninharias e pouco valor dão ao que realmente importa!! Devem ser felizes assim. Beijos para ti.

Ana Paula Fitas disse...

Obrigado por me permitir conhecer aceder, linkar e visitar os Momentos de Luar, Dad. E, de novo, obrigado por ter visitado e comentado A Nossa Candeia. Juntas, por um Mundo Melhor, também na blogosfera!
Um grande beijinho,
Ana Paula Fitas

fotógrafa disse...

Já conhecia, mas é sempre bom rever...é assim, na humildade está o valor e a maior parte das vezes o talento!
abraço

El Navegante disse...

Cara Dad, qué linda que està nessa foto !!!!
Faz muito tempo que tinha que te cumprimentar pelas visitas tao lindas que vc me faz e me deija palabras de carinho.
Hoje ao fim, posso te deijar um beijo cheio de saudades e tudo meu carinho de Amigo além dos mares.
Se cuida tb?