domingo, julho 20, 2008

Classe média está a pedir comida por 'e-mail' às misericórdias

Aqui está uma realidade que já nos vai fazer ver menos sol no fim de semana. Mas é preciso ter consciência do que se passa.
As vozinhas maviosas dos Bancos a oferecer créditos e os clientes e pensarem nas maravilhosas férias, carros, telemóveis e tudo da última gama, acaba por vir a dar a situação que agora é relatada e que me chocou por motivos vários.
O "envergonhado", concerteza sofre muito - é preciso saber se vai curar-se do consumismo... ARTIGO RETIRADO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Crise

Começa a afectar pessoas que viajam para estrangeiro, mas passam fome.

Dezenas de pedidos de ajuda têm chegado todas as semanas à UMPAos emails da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) chegam todas as semanas dezenas de pedidos de ajuda alimentar. Pessoas que evitam revelar o menos possível sobre si próprios e pedem ajuda para atravessar o período difícil que se vive e matar a fome. Quem o diz é Manuel de Lemos, presidente da UMP, que alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal. "São pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza", explicou ao DN, acrescentando que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos."Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que, se calhar, não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome", conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda. Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais.


Manuel de Lemos explica ainda que as misericórdias estão a sentir o impacto do aumento do preço dos alimentos e dos combustíveis, e da chamada crise, de duas formas. Por um lado, crescem os pedidos deste tipo e, por outro, o número de pessoas que tomam as suas refeições nas instituições. Idosos que vinham almoçar uma vez por semana e agora aparecem todos os dias, crianças e jovens.


"Estas pessoas novas quando chegam para comer, põem-se a um canto, comem rápido e vão-se embora, pois sentem alguma vergonha. A situação é completamente diferente das outras que regularmente ali tomam as suas refeições", adianta Manuel de Lemos.


Recentemente, a responsável pela Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome veio alertar também para o surgimento de uma nova camada de pobres.


Isabel Jonett falou ao DN sobre estas famílias da classe média, algumas habituadas até a um certo nível de vida, e que que viram nos últimos meses à beira de uma situação de pobreza. Em geral, explicou a responsável pela Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, são pessoas que viveram durante algum tempo acima das suas possibilidades, se endividaram em grande escala e estão agora aflitas com a subida das taxas de juro, do preço dos combustíveis e do custo dos alimentos.


RITA CARVALHO (jornalista)

5 comentários:

Osvaldo disse...

Cara Dad;
Numa sociedade consumista onde todas as facilidades são pelos Bancos dadas ao "Zé Povinho" com o "ámen" de um Governo que só pensa em sua próprias "algibeiras", o que se vê agora (muito grave) será apenas uma pequena amostra de um futuro que se anuncia negro para a boca de muitos portugueses... até que os espanhois venham e nos matem a fome... em troca de...
Excelente o artigo da Rita de Carvalho que mostra uma realidade que não poderá mais ser ignorada.
bjs da Ana e Osvaldo

Paula Raposo disse...

Situação deveras complicada! Beijos.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Não chegaram à esta situação por querer demais ? Alguns vão pensar que sou cruel mas porque é que utilizaram tanto o crédito ? Para mostra aos vizinhos ou aos amigos ? Se eu não puder comprar lombo de vaca, compro carne picada que é mais barata !
Se quiseres ver um exemplo de felicidade malgrado a aversidade, vai visitar o meu cantinho.

Beijinhos verdinhos

A Sonhadora disse...

Por mais que não queiramos, não podemos fazer de conta que nada se passa...
beijo

fotógrafa disse...

“A cantiga é uma arma…
e eu não sabia…
A cantiga é uma arma…
Contra a burguesia…
Tudo depende da raiva,
E da alegria!!!”…rsrs

Hoje é sexta feira…BFDS!!!

Abraço