segunda-feira, maio 23, 2005

Para que não se esqueça! Posted by Hello

A la recherche du temp perdu

Do meu amigo Elfo, recebi como comentário ao post "A nossa Amazónia", um testemunho que eu acho importante publicar na primeira página. Espero que ele não se importe! É importante não esquecer....

"Aos pés da minha cidade corria um ribeiro de águas límpidas onde costumávamos banhar-nos nos finais das tardes calmas de julho e agosto e na volta para casa levávamos sacos com trutas apanhadas à mão nos buracos das pedras.Hoje é um esgoto a céu aberto onde nem as rãs nem as cobras querem viver e os pássaros não descem para beber.Tenho vergonha de mostrar aquele ribeiro à minha filha pois acho que não fiz o suficiente para evitar que os "patos bravos" construíssem desalmadamente próximo do ribeiro.Herdámos o ribeiro e destruí-mo-lo sem deixar rasto para a geração que se seguia.
A serra dos meus encantos para onde os meus olhos se dirigiam quando saía de casa era de um verde forte com correntes de água que caíam do alto das montanhas e isso era uma coisa que estava presente todos os dias da minha infância, e, era tão certo e sagrado como as estrelas do céu nocturno. Quando, com o meu pai, nos deitávamos lado a lado na soleira da porta a olhar as estrelas, o meu pai sempre me dizia que não tentasse contar as estrelas pois isso causava "cravos" nas mãos.Hoje a serra é preta e cinzenta pelos incêndios causados pelo desmazêlo dos homens e eu... já não tenho o meu pai...Parece que uma força da natureza cuidava para que eu tivesse o melhor de tudo. Vivia na cidade e no campo e vi crescer a cidade e assisti ao desaparecimento do campo que deu lugar a um parque industrial e a uma auto-estrada. Os rebanhos de ovelhas desapareceram e nunca mais ouvi o balir dos anhos à minha porta nem o toque dos címbalos que anunciavam a chegada do pastor.Hoje moro num 3º andar num prédio onde nos meus tempos de menino era uma quinta que produzia alimentos e, quando me dirijo às compras tudo o que vejo à venda vem de países estrangeiros. O que é que é que eu digo à minha filha? que lhe usurpei a herança que era dela por direito? Sim, porque foi a minha geração que destruíu tudo o que ficou para trás.
A "nossa" Amazónia Posted by Hello

A AMAZÓNIA PORTUGUESA

Onde "postei" mais um artigo sobre a Amazónia e hoje, depois das precauções que já estão a ser tomadas e pela "abertura da época dos fogos" em Portugal, achei que era necessário que o grito de alerta português seja forte também!
Quem é que anda a queimar as nossas florestas?
Quem é que paga a quem para fazer isso?
Quem é que não respeita a nossa vida, destruindo tão vilmente o nosso país
em nome de interesses pessoais mesquinhos?
Quem é que continua a poluir os rios, as ribeiras, os riachos???
Gente que só pensa no lucro imediato, gente que não pensa no porvir, gente que não pensa que é uma herança que recebemos que devemos passar em boas condições aos que nos seguirem.
´Homens novos precisam-se! Mentalidades novas precisam-se! Homens da velha ordem pensam pequeno, não vêem que o bem só existe se for comum. Mentalidades tacanhas que só valorizam o imediato pertencem a um mundo em completa rotura!
Que saudades dos tempos das águas límpidas, dos verdes totais das florestas, agora doentes ou em vias de desapararecer. Que vai ser de nós? Eu sei que quem passa por este blog pensa como eu, mas nem por isso posso deixar em branco esta mágoa profunda de sentir que tudo quanto é belo e puro e inicial está a ser suprimido, a pouco e pouco, tirando-nos a liberdade de respirar ar puro, de beber a água cristalina das fontes de ouvir os pássaros, felizes, a chilrear nos galhos!
Gostava que as gerações futuras pudessem usufrir de tudo isso no real e não nas descrições dos escritores do meu país!

domingo, maio 22, 2005

Amazónia Posted by Hello

OS PULMÕES DA TERRA

Ainda a Amazónia!
Este tema preocupa-me muito por isso vou "postar" um artigo que me foi enviado por um amigo brasileiro que, tal como nós, está preocupado com a saúde do mundo e com a herança física que vamos deixar aos nossos filhos e aos nossos netos!

A assinatura do Protocolo de Quioto (que estabeleceu uma meta de redução de emissões para os países desenvolvidos correspondente a 5,2% em relação aos níveis de 1990), em 1997, até 2004, o Brasil já acrescentou umas 300 milhões de toneladas de carbono à atmosfera a mais em relação aos volumes que emitiria caso mantivesse a já elevada média de desmatamento dos anos 90. A prosseguir nesta escalada, o desmatamento na Amazônia poderá, por si só, comprometer boa parte dos esforços internacionais para a redução de emissões mesmo sendo cumpridas as metas de Quioto. . Não se pode comparar a responsabilidade do Brasil com a dos países desenvolvidos, que vêm poluindo a atmosfera há mais de 150 anos, na produção do efeito estufa,mas não se pode mais negar a sua absoluta responsabilidade em relação aos esforços atuais e futuros para se tentar mitigar as conseqüências do efeito estufa.
Significa dizer que, para além dos efeitos nocivos que provoca para o país e para os brasileiros, desperdiçando recursos florestais, reduzindo a sua biodiversidade e os recursos hídricos, afectando as condições climáticas locais, aumentando as doenças respiratórias e gerando passivos crescentes para as futuras gerações, o desmatamento na Amazônia tem impacto crescente sobre a situação do clima mundial.
A diplomacia brasileira teve um papel importante nos avanços até agora conseguidos internacionalmente no combate ao efeito estufa. A Convenção sobre a Mudança Climática da ONU foi assinada no Rio de Janeiro, em 1992. O Brasil esteve activo na formulação do Protocolo de Quioto e uma sua proposta levou à instituição do MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Estivemos entre os primeiros países a ratificar Quioto e a realizar o seu inventário nacional de emissões. Porém, a opção política de excluir o tratamento das emissões oriundas de desmatamento do escopo dos acordos internacionais (e do MDL, em particular), deixou o país sem instrumentos para trabalhar, neste âmbito, o seu principal fator de emissões.
O crescimento no ritmo do desmatamento significa, portanto, que estamos contribuindo como nunca para a deterioração do clima mundial, e que estaremos expostos, inevitavelmente, a crescentes e justificadas pressões internacionais. Além de incrementar as providências internas de combate ao desmatamento,e levar o tema, continuamente, ao plano internacional, buscando apoio concreto desta comunidade para compensá-las. Afinal, factores mundiais de mercado e o próprio efeito estufa contribuem para o desmatamento na Amazônia, e a sua eventual redução seria muito relevante para mitigar a crise climática mundial. Muito pior será sofrer pressões sem dispor de instrumentos para compartilhar e compensar os esforços em busca das soluções.

sábado, maio 21, 2005

Água! Água! Água! Posted by Hello

Ode à Água

Do meu amigo e grande poeta português André Moa, esta Ode à água:

SORRISO E CRISTAL
RIO E LÁGRIMA
CANTO E MÁGOA
ÁGUA ÁGUA ÁGUA

DO TEU BROTAR É QUE A VIDA SE SUSTENTA
O TEU CANTAR AS ALMAS DESSEDENTA
O TEU JORRAR É O PULSAR DO CORAÇÃO
O TEU ORVALHO É BRILHO SOLAR
FLOR EM BOTÃO
A TUA LIMPIDEZ É A FACE DA ALEGRIA
A TUA AUSÊNCIA FAZ DA TERRA
NATUREZA MORTA E FRIA
À TUA FRESCURA OS CORPOS VÃO BEBER
SAÚDE E PRAZER
À TUA LIQUIDEZ VAMOS BUSCAR
A ARTE E O SABOR DO VERBO AMAR

SORRISO E CRISTAL
RIO E LÁGRIMA
CANTO E MÁGOA

VIDA A NASCER DE ENTRE AS FRAGAS
CANÇÃO QUE O PÁSSARO REGURGITA
E O DESERTO DESESPERADAMENTE CHORA
BENÇÃO QUE A TERRA INTEIRA IMPLORA
ÁGUA ÁGUA ÁGUA


André Moa

segunda-feira, maio 16, 2005

net - mundo de enganos??? Posted by Hello
Depois de tanta coisa séria, hoje vou pôr um cartoon
para a risada! Riram????......
Mas isto é muito sério!!!!..................
Acontece muita vez...... gente que pensa que fala com um gentleman,
que afinal é cachorrão, mesmo!!!!

quarta-feira, maio 11, 2005

As flores Posted by Hello

As Flores

Já sentiste o perfume de uma flor?
Quando o teu coração for silenciado
pela voz da escuridão que teima em te iludir,
sente o perfume de uma flor...
Será suficiente para trazer à tona
que és tu a razão para a flor existir;
que és tu a razão para que nela esteja o perfume doce e sereno.
Na realidade, o que pareces tomar da flor
é o que habita no teu ser.
Não demores tanto para descobrir as flores que vivem em ti!
O nosso dia! Posted by Hello

terça-feira, maio 03, 2005

Amazónia Posted by Hello

AMAZÓNIA

Discurso do Ministro Brasileiro de Educação nos EUA...Este discurso merece ser lido, afinal não é todos os dias que um Brasileiro dá um "baile" educadíssimo aos Americanos...

Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos actual Ministro da Educação CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros). Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr.CristovamBuarque:"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido c uidado com esse património, ele é nosso.Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro... O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeira s sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Ven eza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes trat arem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa!

"ESTE DISCURSO NÃO FOI PUBLICADO. AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO
Porque acho que é muito importante ...Mais ainda, porque foi Censurado.
O sonho e a realidade Posted by Hello

O lugar mais maravilhoso do mundo...

Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar o seu sonho em realidade..."

(Walt Disney)
Bom dia a todos! Posted by Hello

UMA MUITO SUBTIL DIFERENÇA...

Um velho mecânico está a terminar a afinação do motor de um BMW. Nisto entra
na oficina o dono do carro, um cirurgião cardiologista muito conhecido.
— Bom dia, senhor Joaquim! Então, esse motor está pronto?
O mecânico vira-se para o médico e diz-lhe:
— Bom dia, doutor! Está mesmo quase. Já agora, posso fazer-lhe uma pergunta?
— Claro que sim...
— Deite uma espreitadela neste motor. Eu desmonto-o, abro-lhe o coração,
tiro-lhe as válvulas, conserto tudo, fecho-o, monto-o outra vez e volta a
trabalhar como se fosse novo!
Então porque é que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, visto que o nosso
trabalho é quase o mesmo?
Ouvindo isto, o cirurgião sorri, inclina-se e diz baixinho ao ouvido do
mecânico:
— Tente fazer isso tudo com o motor a funcionar!